segunda-feira, 12 de outubro de 2015

TEMOS UM CONTRATO DE CASAMENTO COM JESUS

Oremos: Pai celestial em nome do teu Filho amado o Senhor Jesus teu Cristo, venho agradecer por tudo que tens feito em minha vida e pedir que continue confiando em mim e me dando as revelações pelo teu Espírito Santo. Assim oro no Nome poderoso e único do Senhor Jesus.Amém!

Amados, hoje quero falar um pouco de algo precioso que o Senhor me deu. O entendimento das relações da palavra da verdade que está no Evangelho e os fatos culturais judaicos.
Há um fato cultural que até hoje é praticado na  comunidade judaica que chama-se Ketubot (Ketubá), é um contrato de casamento realizado entre  o noivo e a noiva, os antigos rabinos tomaram a decisão de criar esse documento para  acabar o desequilíbrio que havia nos matrimônios judaicos onde a mulher era muito desfavorecida. Então criaram o Ketubá que é um contrato assinado pelos noivos e que garante a tranquilidade para a mulher, tendo seus direitos garantidas mediante o cumprimento das clausulas constantes nesse contrato.
Resumidamente funciona assim: Após os noivos resolverem casar as famílias se reúnem para tratar do contrato de casamento, nessas clausulas constam dotes, obediência e obrigações para ambas as partes. Assinado o Ketubá e entregue o dote do pai do noivo o pai da noiva, o noivo vai embora e anexo a casa de seu pai ele começa a construir a casa que abrigará sua noiva após o casamento. Esse processo poderá levar o tempo necessário de acordo com as condições do noivo mas via de regra termina em no máximo dois anos. Terminada a construção da casa o pai do noivo faz uma vistoria para analisar se tudo está devidamente bem feito e a casa possui todos os requisitos pra a moradia do casal, aprovando a construção o noivo vai buscar a noiva que por sua vez fica na expectativa de ser buscada pelo seu noivo dia após dia. Nesse processo de espera a noiva deve durante o dia deixar um vaso com flores em sua janela e a noite uma lâmpada acesa porque ela não sabe qual o dia nem a hora em que será buscada pelo noivo, a única certeza que ela tem é que ele virá,pois foi assinado um Ketubá.
Agora  fica muito claro o porque que o Senhor Jesus usou desse comparativo para declarar que haveria de voltar para buscar sua noiva.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
João 14:2,3

O Senhor Jesus assinou conosco um ketubá e vai cumpri-lo a risca, por isso Ele disse que iria preparar lugar e assim que esse lugar estiver pronto e aprovado pelo Pai Ele virá e cumprirá sua parte nesse acordo matrimonial.
Nós  temos que também cumprir nossa parte para sermos uma noiva digna de se tornar esposa do Cristo Rei. E qual seria a nossa parte?
Assim como uma noiva judia, temos que estar sempre na expectativa desse encontro, temos que manter nosso vaso sempre florido e nossas lâmpadas acesas como na parábola das dez virgens. (Mateus 25:1 - 13).Nessa parábola o Senhor Jesus nos demonstra que um comportamento errado pode fazer com que tudo seja perdido. Aquelas mulheres (Igreja) apesar de serem todas virgens (Não contaminadas pelo sistema), cinco delas não foram prudentes (guardaram a palavra da verdade) e  displicentemente não compraram azeite para suas lâmpadas ( Guia do Espírito Santo).As outra cinco pelo seu momento, foram muito prudentes, elas dormiram (descansaram em Cristo), mas sempre com suas lâmpadas acesas (Guia do Espírito Santo), então quando anunciaram a chegada do noivo elas estavam prontas, e as outras perderam a festa e ficaram de fora. Isto é também para nós mais um alerta da parte do Senhor Jesus de que não haverá segunda chance e quem não for arrebatado ficará para sentir a ira do Pai e do seu Cordeiro.

Minha oração é para que o Pai celestial nos dê vigilância e que possamos ser uma noiva que vive todos os dias na expectativa da vinda do seu amado noivo em nome de Jesus , amém.