quarta-feira, 25 de julho de 2012

QUAL A ORIGEM DO TEMPLO?

Amados irmãos oremos: Pai celestial e criador dos céus e da terra, chego-me a ti com temor e gratidão pela graça não merecida que me concedeste através do seu Filho amado Jesus Cristo meu Salvador e Senhor único.
Obrigada Senhor pela graça de me oferecer conhecimento de ti pelo Espírito Santo. Continua protegendo a mim e a minha família, em nome do Senhor Jesus Cristo Nazareno, amém.
Irmãos, hoje temos um assunto muito sério à abordar, vamos trazer a verdade sobre o templo, sua origem, se foi ou não ordem de Deus sua construção, em fim tudo pertinente a essa construção que por vezes toma o lugar no coração dos crentes recebendo a adoração que deveria ser dada somente ao Senhor Jesus.
Templo do latim (templum), significa edifício consagrado a culto religioso , e figuradamente , significa lugar respeitável, lugar sagrado.No início de sua história mística o homem usava, para as suas orações, o alto das montanhas, ou o refúgio sob as árvores de bosques e florestas. Os templos só surgiram na época em que, nos locais tradicionalmente destinados ao culto religioso, foram murados para proteção, permanecendo descoberta a parte de cima, para que, de seu interior, fosse possível ver os céus, já que, desde os primitivos tempos, considera-se que é nos céus que residem os deuses. E isso não é estranhável, quando se considera que os primeiros deuses da humanidade eram os astros visíveis no firmamento (Sol, Lua, Mercúrio, Marte, Vênus, Júpiter e Saturno).
    Os primeiros templos surgiram na Mesopotâmia, "terra entre rios", situada entre os rios Tigre e Eufrates, mais precisamente entre os sumerianos, por volta do IV milênio A .C., atingindo o seu apogeu na época dos babilônios. Os primitivos templos mesopotâmios, feitos de tijolos secos ao sol, eram bastante simples, tendo a estátua do deus contra a parede do fundo e cercada pelas demais paredes, sem teto. Os mais importantes templos, todavia, foram os da Babilônia, que eram em forma de zigurate; o grande templo era o do deus Marduc chamado de Esaguil, "casa do teto alto", flanqueado, ao norte, pela torre em degraus, o zigurate, chamada Etemenanqui, "templo dos fundamentos dos Céus e da Terra", e conhecida pelo nome de "Torre de Babel", cuja base era um Quadrado de 91 metros de lado e cuja altura também era de 91 metros, Essa torre, destruída pelo rei assírio Senaqueribe, foi refeita por Nabopolassar e seu filho Nabucodonosor, que se fizeram representar em avental, tendo, ao ombro, um cesto de tijolos.
    Os templos egípcios, que surgiram depois, tiveram sua expressão maior no Novo Império (a partir de 2.2 (NI A. C.) aproximadamente) e obedeciam a um esquema invariável: havia uma alameda processional, cercada, de cada lado, por ume fileira de esfinges, conduzindo à porta de acesso, situada entre suas colunas e através da qual se chegava a um pátio interno e, em seguida, ao santuário. Os templos egípcios eram a representação da Terra, da qual brotavam as colunas, como gigantescos papiros, em direção ao céu estrelado (no início, o próprio céu, nos templos descobertos; depois um teto imitando a abóbada celeste).
    Os templos egípcios e babilônicos influenciaram, evidentemente, os templos hebraicos, inclusive o lendário grande templo de Jerusalém, ou templo de Salomão, que viria a ser o arquétipo das igrejas.
    Mas foi com os gregos que a construção de templos tornou-se a mais alta expressão da arquitetura antiga, desenvolvendo, nela, formas e estilos que refletem, de maneira objetiva e exemplar, a essência da antiga arte de construir.
 Influenciando todas as culturas posteriores, o templo grego é, essencialmente, a habitação do deus. O seu núcleo é a cela, erigida para o deus e para a sua presença em forma de imagem; com a configuração de um retângulo alongado e uma larga porta aberta num dos lados menores, a cela tem a estrutura fundamental da casa grega, o megaron. A forma básica do templo grego, determinado por um eixo longitudinal e desenvolvendo-se, equilibradamente, a partir deste eixo, adquire, mais tarde, isso de maneira secundária em relação à sua finalidade, uma orientação, segundo a qual a porta do Leste, ou Oriente, dá acesso à cela, de maneira que a imagem cultual do deus apareça, em frente a ela, a Oeste, ou Ocidente. Com equilíbrio, o recinto interior é dividido por duas filas de colunas interiores em nave central, ampla e dominante, e duas naves laterais, mais estreitas, de cada lado. O megaron tem um vestíbulo, constituído pelo prolongamento das paredes mais compridas do quadrilátero, que são reforçadas na Parte anterior, "antas", tendo, entre elas, duas colunas e formando o átrio.
    Esse tipo de construção viria a ser fundamental nas religiões posteriores à época da antiga civilização grega e pode-se afirmar, também, que embora a História maçônica registre que o templo maçônico tem, como arquétipo exclusivo, o templo de Jerusalém, ele, na realidade, mostra, para a sua concretização, a contribuição de diversas civilizações, principalmente a grega, não só no seu arcabouço, no seu continente, mas, também, na sua decoração, no seu conteúdo. A imagem do deus, que, no templo de Jerusalém, era substituída pela Arca da Aliança e, nas igrejas, pelo altar-mor, no templo maçônico é substituído pelo símbolo da divindade, ou da sabedoria: o Delta Radiante, ao qual não se presta culto, mas respeito, apenas, pois a Maçonaria não é um sistema religioso e os seus templos não abrigam, especificamente, nenhuma religião.
Sabida a origem e motivação que levou o homem a construção de templos, veremos agora que nosso Deus criador dos céus e da terra, apenas ordenou a Moisés a construção de um tabernáculo e nunca mais fez nenhum pedido para que lhe construísse templo algum. Vemos isso claramente em (I Samuel 7) , sugiro que os irmãos leiam todo o capitulo,mas vou colocar o trecho que explica isso bem claramente.
II Samuel 7:5-7
6 - Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje; mas andei em tenda e em tabernáculo
7 - E em todo o lugar em que andei com todos os filhos de Israel, falei porventura alguma palavra a alguma das tribos de Israel, a quem mandei apascentar o meu povo de Israel, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro?
Os pastores ensinam para as ovelhas que o Senhor Deus disse que levantaria um sucessor ao trono de Davi da sua descendência, e isso em parte é verdade e em parte é má interpretação das Escrituras; vejamos:
O senhor Criador dos céus e da terra realmente disse a Davi pelo profeta Natã que levantaria um rei da sua descendência e que seu reinado seria eterno, mas em momento nenhum Ele se referiu a Salomão,na realidade o Senhor Deus estava falando do seu FILHO JESUS CRISTO, a entronização de Salomão como rei de Israel foi feita por Davi de forma errada e totalmente contra a palavra de Deus,vamos ler:
II Samuel 7:12-14
12 - Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino.
13 - Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre.
14 - Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens.
Deus fala claramente que levantaria um Rei com reino eterno após a morte de Davi, como então Davi proclama Salomão rei de Israel ainda em vida? Assim começa uma serie de transgreções a palavra do Senhor. Irmãos se vocês lerem e meditarem neste capitulo verão com muita clareza que Deus nunca pediu a construção de templo e muito menos designou que Salomão fizesse isso. A construção de templos para adoração e oração ao Senhor foi criação de homens para atender aos seus propósitos egoístas, e esse exemplo de egocentrismo foi dado exatamente por Salomão que transgrediu diversas vezes a lei do Senhor estabelecida para o povo Hebreu. Salomão sacrificou animais em holocausto ao Senhor quando não poderia, pois só tinha esse direito os sacerdotes Levíticos, ele fez isso mais de uma vez, ele construiu um templo suntuoso a custa da escravidão do seu próprio povo, mais de 30 mil homens escravizados na construção do templo e de outros edifícios. Salomão também traiu o Senhor tomando mulheres de outras nações e erigindo para elas altares e estatuas de seus deuses e os adorando, esta com certeza foi a mais séria de todas as suas transgressões. Vocês acham realmente que se Deus tivesse escolhido a Salomão para ser o sucessor do trono de Davi seu pai, ele transgrediria tanto como o fez? Claro que não meus irmãos, nosso Deus não é Deus de confusão e sabe exatamente o que faz.
A palavra do Espírito Santo para nossos corações é: Leiam e meditem nas minhas palavras e eu revelarei a sua real interpretação, não se deixem levar apenas por palavras de homens, não aprendam de ninguém a não ser de mim que lhes dou a unção e sereis retos aos meus olhos.
Com Amor em Cristo