quinta-feira, 2 de agosto de 2012

LOUVOR E ADORAÇÃO

Amados irmãos oremos: Pai celestial criador dos céus e da terra, apresento-me hoje a ti com temor e gratidão. Agradeço pela tua misericórdia, amor, zelo e proteção diárias. Que esta mensagem vinda do teu Espírito Santo edifique e concerte corações já escolhidos por ti previamente, continua me permitindo ser um instrumento útil em suas mãos, em nome do Senhor Jesus Cristo Nazareno, amém.
Irmãos, precisamos entender e viver o verdadeiro louvor e a verdadeira adoração ao nosso Pai e criador Jesus Cristo Nazareno. Desde a instituição da Nova Aliança pelo Senhor Jesus Cristo que a adoração foi também modificada, aliás todo o entendimento da palavra foi modificado após o sacrífico do nosso Salvador Jesus Cristo.
A adoração ao Senhor Deus Criador na Antiga Aliança, estava ligada ao sacrifício de animais realizados todos os dias pela manhã e a tarde no tabernáculo. Aos sábados a adoração eram mais definidas e mais longas. E havia também a adoração realizadas em datas especiais como a páscoa, dia da expiação, pentecostes, etc...A música que acompanhava os sacrifícios  eram essenciais e estavam associados a  um censo da presença de Deus.
Agora vejamos qual o conceito de louvor e adoração na Nova Aliança.
Na Nova Aliança a palavra adorar significa = "Render-se" (proskuneo)entre os 5 mil termos relacionados com o culto. Na Grécia esta palavra servia para incitar a adoração aos deuses gregos. O Senhor Jesus anulou este conceito de adoração no templo e sacrifício ao Criador, quando do seu encontro com a mulher Samaritana.Anulando portanto o conceito Grego de adoração.
João 4:20 21;23
20 - Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.

21 - Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.

23 - Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Esta afirmação do Cristo revela claramente qual a forma correta de se adorar ao Pai e que essa é a adoração que o agrada, nada mais de sacrifício algum.

Mateus 12:7
7 - Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.
Agora vejamos o  que é adorar em espírito e em verdade:

  1. ADORAR EM ESPÍRITO: Quando o nosso espírito está repleto do Espírito Santo, quando o nosso espírito fala com o Espírito Santo, quando o nosso espírito é ensinado em meio a  adoração pelo Espírito, quando o nosso espírito consegue se desligar da carne e de todas as suas tendências e adora ao Criador dos céus e da terra.
  2. ADORAR EM VERDADE: O que é a verdade para nós? A verdade é apalavra de Deus Pai, dita pelo Filho através do Espírito Santo. Então devemos adorar a verdade, a sã doutrina de Cristo e não sair dela nem um milimetro.Firmar -nos na palavra da verdade, pratica-la é uma grande adoração que agrada muito ao Nosso Senhor Jesus Cristo.
O louvor deve ser absolutamente de adoração. ou seja, o correto seria como temos  vários exemplos nos louvores mais antigos, posso citar " A HARPA CRISTÃ". Pois os louvores devem ser somente de adoração e não como vemos hoje, louvores de vitória , de conquista, para elevar a auto estima. O que constatamos é que a maioria dos cânticos ouvidos nas denominações evangélicas são para agradar os ouvidos das pessoas e não para adorar ao verdadeiro e único Pai e Criador. 
É uma lástima observar que cantores evangélicos denominacionais, tem fechado contratos com gravadoras seculares e visam o lucro da venda de CDs e que ao invés de adorar fazem SHOWS GOSPEL, se apresentam em emissoras de televisão seculares e enriquecem suas contas bancárias. Se formos fazer uma estatística buscando os números relativos a QUANTIDADE DE SHOWS GOSPEL X ALMAS ALCANÇADAS, teremos com certeza uma decepção muito grande.
Deus habita em meio aos louvores, esta afirmação é correta, mas se refere aos louvores de adoração a Ele e somente a Ele. Hoje tem até louvor especifico para adorar Mamom, quando esta se recolhendo o famigerado dízimo.
Então irmãos, notamos que as coisas do Pai celestial dentro das denominações subjugadas ao sistema religioso, estão indo de mal a pior. A falta de percepção e de interesse em voltar as raízes do verdadeiro Evangelho é invisível e imperceptível. Não vejo interesse em viver a verdade da Sã doutrina de Cristo e muito menos em  aceitar de bom grado e amorosamente palavras de exortação e correção vindas do Espírito Santo do Pai.
E todos os cristãos que compram CDs piratas, que pagam ingressos (por mais barato que possam ser)para assistirem os shows, que estimulam a autoria de louvores que não vem por inspiração do Senhor, estão contribuindo e muito para que o mercado fonográfico gospel se torne cada vez maior e mais forte. Lembrem-se que para estabelecer uma relação de comércio tem que haver o que vende e o que compra, portanto a responsabilidade do endosso do erro é também daquele que alimenta essa vergonha.
Sem falar que a consagração e busca da santidade necessárias a vida daqueles que louvam ao Senhor, é minima nos nossos dias. Vemos cantores e músicos evangélicos totalmente envolvidos com o pecado, com a carnalidade e a superficialidade do conhecimento de Cristo. Meus irmãos eu afirmo sem medo de errar, o louvor que parte desses não passa do teto da denominação.
Vamos parar, meditar, orar e seguir a verdade do Evangelho do Cristo Jesus. Vamos dizer não ao engano e a mentira, vamos dizer NÃO AO DIABO em nome do Senhor Jesus Cristo Nazareno, amém.

Com Amor em Cristo