Oremos. Pai celestial e criador dos céus e da terra, agradeço por me usar pelo teu ESPÍRITO SANTO e humildemente peço que guie tudo o que eu fizer na terra,assim eu oro em nome do SENHOR JESUS O TEU CRISTO.
Irmãos, hoje vamos aprender analisando pela luz do ESPÍRITO SANTO o capítulo 24 do livro de Mateus. Esse livro tem sido base para algumas interpretações equivocadas e o objetivo é esclarecer e trazer conhecimento de JESUS à todos.Estarei usando a tradução bíblia da King James que os teólogos dizem ser a tradução menos alterada em sua copilação. Peço que tenham paciência e leiam até o fim para que o entendimento seja completo.
Para entendermos o Mateus 24 é necessário voltarmos a Mateus 23. O SENHOR JESUS tinha acabado de desmascarar os escribas e fariseus diante dos seus discípulos e outros Judeus que o seguiam, as palavras do SENHOR foram duras e com certeza deixaram os discípulos temerosos e surpresos,tentando amenizar ou até mesmo persuadir a JESUS daquela narrativa, os discípulos chamaram a tenção do SENHOR para a grandiosidade do templo e da importância de Jerusalém.
Isto posto, iniciemos nosso estudo.
" E Jesus, saindo, partiu do templo e seus discípulos aproximaram-se dele para a mostrar-lhe os edifícios do templo.
E Jesus lhes disse: Não vedes estas coisas? em verdade vos digo, não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada." Mt 24:1-2
A tentativa dos discípulos ficara mais estarrecedora diante da resposta do SENHOR, então eles lhes formularam três perguntas para que todas as duvidas que pairavam em suas mentes fosse sanadas.
"E estando ele sentado no Monte das Oliveiras, os discípulos foram com ele em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas? e o que será o sinal da tua vinda e do fim do mundo?" Mt 24:3
AGORA VAMOS COLOCAR AS RESPOSTAS DO SENHOR JESUS NA ORDEM CRONOLÓGICA CORRETA.
A PRIMEIRA RESPOSTA É EM RELAÇÃO COMO SERIA O CUMPRIMENTO DA PROFECIA DE QUE NÃO RESTARIA PEDRA SOBRE PEDRA NAQUELE LUGAR.
Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo (quem lê, entenda :) Mt 24:15
Aqui vamos fazer um parentese para falar sobre a profecia de Daniel 9,porque a maioria dos teólogos associam esta profecia ao fim dos tempos, grande tribulação e a vinda do anticristo.Realmente a profecia do profeta Daniel já se cumpriu e ao contrário que dos que muitos afirmam nada tem essa profecia a se cumprir e vamos provar isso a seguir.
O profeta Daniel estava orando por si e pelo povo de Israel quando o anjo Gabriel veio da parte do PAI para lhe revelar a visão que tanto o tinha perturbado.
Daniel 9:20-21
20 - "Estando eu ainda falando e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do SENHOR, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus,
21 - Estando eu, digo, ainda falando na oração, o anjo Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio, voando rapidamente, e tocou-me, à hora do sacrifício da tarde."
Então inicia-se a explicação do anjo:
Daniel 9:24
24 - Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.
O anjo começa dizendo que em um período de setenta semanas (anos), aconteceria ao povo de ISRAEL e a cidade de JERUSALÉM.Portanto é claro que a profecia se destinava aos Israelitas e a sua cidade,nada haver com a igreja de CRISTO.Ele afirma que aconteceria um evento que cessaria a injustiça,os pecados e a iniquidade que imperavam naquele povo. Notem que o anjo fala que seria trazido a justiça eterna e se realizaria a unção do santíssimo,ou seja, JESUS CRISTO surgiria no cenário dos planos do PAI CELESTIAL.
Daniel 9:25
25 - "Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos."
Agora o anjo vai declarar que a cidade seria restaurada em meio a muitas dificuldades por ordem do PAI, o que se iniciou com Edras e quando o MESSIAS surgisse ela já estaria de novo de pé,mas sempre através de muitas lutas e combates, e assim se cumpriu.
Daniel 9:26
26 - "E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações."
Após esse período de tempo o CRISTO seria cortado, Ele iniciaria sua missão salvífica segundo o plano do PAI. E surgiria o príncipe do povo (ROMA), destruiria a cidade e o Santuário (TEMPLO). Essa destruição se daria como uma inundação,ou seja, de forma repentina e avassaladora e a partir daí guerras seriam comuns em todos os lugares.
Daniel 9:27
27 - "E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador."
Essa parte é muito importante para nosso estudo.Este "Ele" que ressalta do texto se refere ao príncipe do povo citado no verso anterior. Retrata os esforços do imperador Romano Tibério César,pois já havia inaugurado por assim dizer a dinastia dos Cesares, em desfazer as facções rebeldes judaicas que não aceitavam a opressão e a heresia romana,que massacrava os judeus.Morto Tibério assumiu o império o general Vespasiano e o general passou a ser seu filho Tito que sitiou e dizimou Jerusalém.Vocês podem conferir essas informações históricas no site:http://www.beth-shalom.com.br/artigos/jerusalem.html
O texto do verso 27 continua esclarecendo que a assolação de Israel se estabeleceria até a consumação da destruição total da cidade e do povo. Portanto nada tem haver com o anticristo que precedera o fim da humanidade e do planeta como conhecemos.
Voltemos a Mateus 24.O SENHOR continua descrevendo a destruição de Jerusalém e do templo.
"Então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes;
E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa;
Nem tampouco quem estiver no campo não volte atrás para apanhar a sua capa."Mt 24:16-17
O SENHOR JESUS dá dois conselhos de desapego material ao povo, partam e fujam sem olhar para trás e nem levar consigo nada de valor.
"Mas ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias!
Orai para que vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado"; Mt 24:18-20
Agora o SENHOR JESUS revela que as mulheres grávidas sofreriam muito e as que estivessem para dar a luz também.O historiador Judeu Flávio Josefo relata que as mulheres comiam seus filhos recém nascidos atormentadas pela extrema fome e o mesmo aconteceria com as que viessem dar a luz, e que a fuga durante o sábado ou inverno seria impossível visto que nesses eventos as portas da cidade permaneciam fechadas.
"Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, não, nem jamais será.
E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria, mas por causa dos escolhidos, aqueles dias serão abreviados." Mt 24:21-22
Realmente nunca houve em Jerusalém tamanha aflição como a que desolou o povo judeu durante o sítio e a sua destruição. Portanto claramente concluímos que essa profecia já se cumpriu e nada tem haver com a igreja de CRISTO.
AGORA O SENHOR REPONDERÁ A SEGUNDA PERGUNTA DOS DISCÍPULO EM RELAÇÃO A SUA VINDA.
"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane.
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos."Mt 24:4-5.
O judaísmo apóstata provia um solo fértil para o aparecimento desses pseudocistos. E muitos deles surgiram do seio da própria igreja. Disso João atesta em sua primeira epístola, quando afirma, “...já muitos anticristos têm surgido, pelo que conhecemos que é a última hora. Saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos. Pois se tivessem sido dos nossos, teriam ficado conosco...” 1 JOÃO 2:18.:
Um exemplo clássico disso foi o caso de Simão, o Mago (At.8:9-23). Eusébio, bispo de Cesaréia, conta que “Simão tornara-se tão célebre naquele tempo e exercia tamanha influência sobre aqueles que eram enganados por suas imposturas, que o consideravam o grande poder de Deus. Esse mesmo Simão, porém, admirado com os milagres extraordinários realizados por Filipe pelo poder de Deus, astutamente assumiu e até fingiu fé em Cristo, a ponto de ser batizado; e o surpreendeste é que o mesmo é feito até hoje por aqueles que adotam sua mais torpe heresia. Esses, à maneira de seu fundador, insinuando-se na igreja como uma doença pestilenta e leprosa, infectaram com a maior corrupção as pessoas em quem conseguiram infundir seu veneno secreto, irremediável e destrutivo.O número desses falsos cristos só aumentou no decorrer da história da humanidade.
"E ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; ver que não vos assusteis, porque todo essas coisas devem acontecer, mas o fim ainda não chegou.
Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares." Mt 24:6-7
Lembrando o texto de Daniel onde afirma que haveria muitas guerras a partir do evento da destruição o SENHOR JESUS reafirma essa máxima e nós constatamos que desde então as nações se confrontam e o reino das travas vive em guerra contra o Reino da luz.pestes e fomes também começaram a assolar a humanidade e até hoje estão em nosso meio, muito mais agressivas.
"Todos estes são o princípio das dores.
Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e vos matarão: e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome." Mt 24:8-9
Esse seria os sinais para o começo das dores da humanidade, aqui o SENHOR já trata de assuntos futuros.A questão da perseguição aos cristãos verdadeiros eu já falei em outros artigos mas vou repetir. Essa perseguição é ATEMPORAL, sempre existiu e sempre existirá, claro que em proporções diferentes de acordo com a época e a legislação vigente nos países.Por exemplo: A perseguição feita em países de religião muçulmana é muito cruel e mortal, já as perseguições feitas em países laicos é mais branda,mas ela sempre existirá,portanto não podemos atrelar essas perseguições a grande tribulação ou fim dos tempos, Sermos perseguidos é nossa marca, todos seremos e digo que é um privilégio e honra ser perseguido por amor a CRISTO e em defesa do verdadeiro Evangelho.
"E então muitos serão escandalizados, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão.
E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
E porque se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará." Mt 24:10-12
"Então, se alguém vos disser: Eis aqui é Cristo, não acrediteis.
Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
Eis que eu vos disse antes.
Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto; não saiais: eis que ele está no interior da casa; não acrediteis ". Mt 24:23-26
Agora o SENHOR vai descrever os falsos profetas de forma diferente, afirmando que esses fariam grandes sinais com o objetivo de enganar os escolhidos. E é exatamente isso que temos visto em nossos dias, filhos e filhas do PAI sendo enganados por falsos cristos e falsas doutrinas. Não podemos crer se nos disserem que CRISTO está em algum lugar físico porque agora ELE habita dentro de nós.(I Co 3:16).
JESUS DECLARA OS SINAIS DO ARREBATAMENTO DA IGREJA VERDADEIRA.
"Porque, como o relâmpago sai do oriente e brilha até o ocidente; assim será também a vinda do Filho do homem.
Pois onde estiver o cadáver, aí vão as águias ser reunidos." Mt 24:27-28
A vinda de JESUS para buscar sua igreja se dará em um milionésimo de segundo,muito rápido mesmo. A frase no verso 28 será explicada um pouco mais a frente. A certeza de que o SENHOR fala aqui sobre o arrebatamento vem no verso 29 que diz:
"Logo depois da tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados;" Mt 24:29
Qual tribulação que o SENHOR se refere? Ele revela que logo após o arrebatamento da igreja, a humanidade entrará em grande tribulação,todos ficarão por um tempo angustiados, duvidosos, temerosos, desesperados por não terem explicações para o sumiço repentino de milhões de pessoas. Você também não ficaria tribulado?Aí inicia-se os sinais do fim dos tempos. O SENHOR vai nos falar sobre a revolta de poder destrutivo das potências do céu pela permissão dEle.
"E então aparecerá o sinal do Filho do homem no céu: e então todas as tribos da terra lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
E ele enviará os seus anjos com grande som de uma trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma extremidade do céu para o outro. {com ...: ou, com uma trombeta, e uma grande voz." Mt 24:30-31
Agora Ele fala sobre a sua segunda vinda, onde haverá anuncio de trombetas divinas, todos o verão e prantearão. Agora o que Ele quis dizer com os seus serão reunidos dos quatro cantos dos ventos(Todo o mundo), se o arrebatamento da igreja já aconteceu? Ele se refere ao povo judeus, que morreu antes do evento da GRAÇA, aqueles que não tiveram a oportunidade de ouvir o Evangelho da salvação em CRISTO e que pela sua infalível justiça serão reunidos para serem julgados pelas suas obras, é o que está escrito em Mateus 25:31-46. Isso Ele confirma nos versos a seguir.
"Aprendei a parábola da figueira; Quando o seu ramo se torna tenro e brota folhas, sabeis que o verão é de perto;
Assim também vós, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, mesmo às portas.
Em verdade vos digo que esta geração não passará sem que todas estas coisas aconteçam." Mt 24:32-34
Todos sabemos que a figueira é o símbolo de Israel, lembram quando o SENHOR JESUS a secou pois não achou nela fruto (Mt 21:19). E a palavra geração aqui se refere a geração que veria todas essas coisas acontecerem e não mais a geração má e perversa de judeus que foram destruídos nos anos 70 D.C.
"Em verdade vos digo que esta geração não passará sem que todas estas coisas aconteçam.
O céu ea terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
Mas daquele dia e hora ninguém sabe {homem}, não, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. "Mt 24:34-36
É claro que depois de sua glorificação o SENHOR JESUS recebendo todo o poder nos céus e na terra tomou conhecimento do dia e da hora desses eventos.
Agora vamos falar de um ponto muito importante que tem sido interpretado muito variadamente.
"Mas, como nos dias de Noé eram , assim será também a vinda do Filho do homem.
Porque, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem.
Então, dois estarão no campo; um será arrebatado, e o outro será deixado.
Duas mulheres {será} a trabalhar no moinho; um será arrebatada, e a outra será deixada." Mt 24:37-41
A comparação que o SENHOR faz com o evento do arrebatamento e o diluvio é para explicar que os dois eventos denotam um fim. Só que o diluvio foi o fim derradeiro e o arrebatamento é um evento de separação para transformação e vida. Todos dois acabam um ciclo, mas com objetivos bem diferentes.O SENHOR JESUS mostra também a similaridade da conduta da humanidade nas duas épocas, em ambas as pessoas estavam em sua maioria desligados do PAI e priorizando seus interesses pessoais.
Agora vou explicar o que o verso de Mt 24:28 quer dizer.Quando o SENHOR diz que dois homens e duas mulheres estarão juntos e um será arrebatado e outro deixado, na verdade Ele revela pelo ESPÍRITO SANTO que não se trata de duas pessoas e sim de um homem espiritual e um físico, de uma mulher espiritual e uma física. O que é arrebatado é nosso corpo espiritual e o corpo físico cai morto,daí ELE te dito aparentemente fora de contexto:"Pois onde estiver o cadáver, aí vão as águias ser reunidos." MT 24:28
Espero que este estudo tenha sido edificante para suas vidas em CRISTO. Muito obrigada pela atenção dispensada.
Com Amor em Cristo.